EAD é uma boa opção de ensino?

Conheça todas as vantagens da educação a distância.

A educação a distância, tem atraído uma quantidade cada vez maior de adeptos, mas não pense que essas pessoas são apenas professores e alunos.

A popularização do ensino atrelada ao acesso à internet e desenvolvimento tecnológico permitiu que toda pessoa que tenha algo para ensinar consiga compartilhar seus conhecimentos com cursos online.

Com isso, aumentou também a quantidade de pessoas que desejam aprender os mais variados assuntos, já que é possível encontrar cursos de todas as áreas.

Apesar disso, muitas pessoas ainda não entenderam os motivos que fazem o ensino online ser tão procurado.

Para ajudar, vamos explicar neste artigo o que é EAD e mostraremos as principais vantagens desse modelo para quem ensina e para quem quer aprender.

O que é EAD?

Como o próprio nome já sugere, EAD ou educação a distância é a modalidade de ensino que se dá totalmente ou parcialmente em ambiente virtual.

Isso só é possível graças às tecnologias educacionais, que permitem o compartilhamento de conhecimento mesmo que professor e aluno não estejam em um mesmo ambiente físico.

O conteúdo das aulas continua sendo o mesmo. A diferença é que, com a EAD, é possível escolher vários formatos interativos para produzir seu material.

Ou seja, o professor não precisa mais focar apenas em aulas expositivas e longas. Ele consegue variar os temas de acordo com o formato que achar mais adequado, como:

  • Vídeos longos e curtos;
  • E-books;
  • Games;
  • Podcasts;
  • Infográfico;
  • Quiz;
  • Lives e muito mais.

Mas não pense que por ser uma aula ofertada pela internet a comunicação e interação entre alunos e professores se perde.

Muito pelo contrário, já que com o acesso rápido aos canais de comunicação online, como redes sociais, fóruns de discussão e atendimento ao cliente, é fácil interagir, trocar experiências e responder dúvidas a qualquer momento.

É claro que, para que tudo isso aconteça, é necessário ter alguma ferramenta que permita aos professores exibirem suas aulas.

A plataforma EAD é uma ferramenta de ensino essencial para quem quer dar aulas online. São nelas que os professores disponibilizam suas aulas e os alunos conseguem assisti-las.

Mas as plataformas para cursos online não se resumem apenas a isso!

Como elas são administradas por empresas especialistas em ensino online, o produtor de conteúdo encontra nessas plataformas ferramentas que o ajudam também a analisar todo o desempenho de seus cursos.

Vantagens da EAD

Como dissemos anteriormente, não é à toa que a EAD tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. A modalidade oferece vários benefícios que podem ser decisivos na hora da escolha entre um curso presencial ou online.

O ambiente virtual é tão amplo e dinâmico que pode ser usado tanto para complementar os cursos tradicionais, como graduações e especializações, quanto para cursos livres, de idiomas, culinária, artesanato, entre outros.

Algumas das principais vantagens desse modelo de ensino são:

1ª Não é preciso se deslocar

Para assistir as aulas presenciais, o aluno tem que se deslocar para estar na sala de aula nas datas e horários pré-determinados.

Isso pode ser complicado para quem mora em regiões mais afastadas, cumpre jornadas de trabalho mais rígidas e extensas ou está sempre viajando, por exemplo.

Ao aderir à educação a distância é possível estudar de onde você estiver, desde que você tenha um computador ou um dispositivo móvel com bom acesso à internet.

2ª Custo das aulas é menor

Na maioria das vezes, o ensino a distância tem um preço bem mais acessível do que os presenciais.

Essa diferença acontece pois a criação de um curso online dispensa gastos para o professor como aluguel de espaço físico para dar a aula, transporte, além de ser um investimento mais baixo no momento de desenvolver o conteúdo.

Com isso, é possível que os cursos sejam vendidos por preços mais baixos.

Mas, além dessa vantagem, como o aluno não precisa se deslocar até a instituição de ensino, ele também consegue evitar gastos que acabam surgindo quando estamos fora de casa, como alimentação, impressão do material da aula e transporte.

3ª Flexibilidade de horários

Outra vantagem das aulas online é a flexibilidade de horários.

Nessa modalidade de ensino, as aulas ficam disponíveis no ambiente virtual e os alunos podem acessá-las a qualquer momento.

Isso faz com que o estudante consiga fazer seu próprio horário de estudos. Com isso, o aprendizado é adaptado para o ritmo das pessoas e pode ser feito de acordo com a rotina de cada um.

Como já dissemos aqui, ao escolher um curso online, não é necessário que todos os alunos e o professor estejam juntos no mesmo horário para que as aulas aconteçam. Por isso, a flexibilidade de tempo é muito maior.

Pronto para aproveitar as vantagens da EAD?

Mesmo que você não trabalhe como professor em sala de aula presencial, deve ter percebido como a EAD é uma ótima opção para compartilhar conhecimento.

Motivados por todas as vantagens apresentadas, há um número cada vez maior de pessoas investindo na educação a distância para ofertar cursos e ganhar dinheiro transmitindo o que sabem.

Que tal se juntar a elas?

—————-

Fonte: Hotmart
Autora: Barbara Santos

 

Compartilhe nas Redes Sociais! 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta