Uma Breve História do Ukulele

Uma Breve História do Ukulele

Em 1879, um navio que transportava 419 imigrantes da ilha portuguesa da Madeira atracou no porto de Honolulu, no Havaí. Como era costume, alguns chegaram cantando e tocando suas pequenas guitarras portuguesas de quatro cordas ou “machetes”.

Diretamente, as pessoas locais ficaram impressionadas com o tamanho acessível e o som doce dos instrumentos. Os artesãos logo começaram a fazer sua própria versão da madeira local, e o ukulele nasceu. Os fabricantes havaianos produziam cerca de 600 ukuleles todos os meses até 1910, e seus sons exóticos começaram a se dirigir para os Estados Unidos.

havaianas tocando ukelele

Havaianas tocando ukelele

Em 1995 a disseminação da internet permite que pessoas com interesse no instrumento de todo o mundo unam forças e compartilhem seus conhecimentos – e começam a surgir comunidades ukes. Não demorou muito para que os clubes ukulele pela grande rede mundial se disseminassem.

Elvis Presley tocando Ukulele

Elvis Presley tocando Ukulele

O lançamento do YouTube em fevereiro de 2005 oferece um cenário online para músicos de todo o mundo. Agora, os tocadores de ukulele podiam tocar seus instrumentos para outros entusiastas, curiosos e pessoas que nunca tinham visto nem ouvido antes.

Muito rapidamente, o fenômeno uke da Internet cresceu e as vendas de ukuleles aumentaram.

Um video viral precoce foi Jake Shimabukoro interpretando uma versão extremamente complexa de While My Guitar Gently Weeps . Vejam:

Com atualmente mais de 14 milhões de visualizações e mais de 18.000 comentários, este pequeno vídeo pareceu combinar tudo: o ukulele como instrumento credível, uma conexão com The Beatles e George Harrison e a aprovação do mundo inteiro.

O ukulele estava em evidência!

O Ukulele é uma paixão nacional no Havaí

O Ukulele é uma paixão nacional no Havaí

As vendas de ukulele na Grã-Bretanha atualmente estão funcionando em 250.000 por ano, de acordo com a Associação das Indústrias de Música, e agora existem mais de 100 clubes e orquestras de ukulele ativas em toda a Grã-Bretanha.

Mais e mais pessoas estão descobrindo que pegar este pequeno instrumento humilde não é muito assustador, e é uma ótima maneira de se envolver com a música. (Fonte: www.bbc.co.uk)


Deseja aprender tocar Ukulele?

Um instrumento musical com estilo!

Um instrumento musical com estilo!

Se você deseja aprender esse maravilhoso instrumento saiba que é bem fácil, existe muita simplicidade nos acordes e a assimilação é bem rápida. Recomendamos os cursos do mestre Vinicius Vivas:

Curso de Levadas de Música Brasileira para Ukulele

Curso de Levadas de Música Brasileira para Ukulele

Quem é Prof. Vinícius Vivas?
Vinicius Vivas é mestre em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO – e se destaca como um dos maiores ukulelistas e professores de ukulele do Brasil.

Clique no botão abaixo para conhecer o curso:

Curso de Levadas de Música Brasileira para Ukulele

Compartilhe nas Redes Sociais!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta