O Autodidata

O Autodidata e sua capacidade de aprender sozinho

A capacidade de aprender sozinho.

Eles não são muitos e com certeza fogem do convencional, são adeptos da leitura, compenetrados em seus estudos e hábeis no aprendizado. A capacidade de aprender desses indivíduos é realmente notável e não estaria me referindo a outros senão aos autodidatas.

Thais Pacievitch do site InfoEscola diz que:

“o autodidata é a pessoa extremamente curiosa, que aprende de forma autônoma, por seu próprio esforço, através da pesquisa, buscando informações sobre determinado assunto. Passa por um processo de auto-educação. Quer descobrir tudo a respeito do seu objeto de interesse e para isso freqüenta bibliotecas, consulta dicionários, enciclopédias, sites na web, faz pesquisa bibliográfica até que tire todas as duvidas que tenha.”

Possuir essa característica pode até parecer não ser para todos, já que por imposição da sociedade e até culturalmente estamos acostumados a ser instruídos por um professor. Mas o que estamos presenciando ultimamente é um crescimento exponencial de pessoas que decidem aprender sozinhas, sejam em cursos EAD online, ou em faculdades semipresenciais.

A algumas décadas atrás, antes do advento da Internet tínhamos os cursos por correspondência, onde recebíamos os módulos pelo correio e toda a metodologia do curso se dava por estudo em casa e envio de provas por cartas. Eu mesmo fiz alguns cursos com bom aproveitamento, algumas profissões até exerci graças uma rotina de disciplina e dedicação ao estudo das apostilas. Confesso que estudar sozinho sem um mestre para poder ter uma dúvida sanada de forma imediata não é algo fácil para quem ainda não iniciou tal empreitada, mas se o estudante for persistente e se dedicar a sua meta ele com o tempo vai desenvolver a habilidade autodidata.

Os autodidatas geralmente são pessoas que possuem facilidade de compreensão e análise de texto, e quando estão com alguma dificuldade de entender buscam auxilio em outras fontes de conhecimento, realizam pesquisas na internet, livros, assistem documentários e etc…

Autodidatas Famosos

Pacievitch ainda cita alguns autodidatas famosos:

  • Bill Gates (fundador da Microsoft),
  • Alexander Graham Bell (cineasta e inventor)
  • Stanley Kubrick (cineasta),
  • Woody Allen (cineasta, musico, roteirista, escritor),
  • Henry Ford (fundador da Ford),
  • Charles Dickens (romancista),
  • Walt Disney (cineasta, produtor e animador),
  • Albert Einstein (físico),
  • Jimi Hendrix (guitarrista, cantor, compositor e produtor),
  • José Saramago (escritor),
  • Machado de Assis (escritor), entre outros.

Sendo um Autodidata

Mas será que qualquer pessoa pode se tornar um autodidata? Eu diria que sim.

Só que para adquirir essa habilidade se faz necessário muita concentração naquilo em que se estuda, autodisciplina e saber separar a hora de estudar das distrações do dia-a-dia. Um bom autodidata sabe que depende apenas de si mesmo para cobrar as tarefas do curso pretendido, não haverá um tutor para lhe dizer que precisa fazer isso ou aquilo, mas também ele sabe muito bem que se não se dedicar as chances de ser um profissional competente serão mínimas.

———————-

Fontes: Galeria dos Cursos | Site InfoEscola

Compartilhe nas Redes Sociais!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta