Escolhendo um Curso Online de Qualidade

Vivemos uma era de constantes avanços tecnológicos e ao mesmo tempo muita gente ainda não consegue enxergar os benefícios do aprendizado virtual. Os dias cada vez mais corridos onde nem sempre conseguimos cumprir todos os nossos compromissos a tempo nos tem levado a buscar alternativas que possam encaixar em nosso rotina diária. É certo que muitos ainda encaram os cursos a distância como uma forma ineficiente de aprender, mas mesmo com tanta reluta por parte de alguns o curso online está em constante crescimento e dá todos os sinais que veio para ficar.

A Educação a Distância (EAD) é a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), das 3,3 milhões de matrículas no ensino superior, registradas entre os anos de 2003 e 2013, um terço correspondia a cursos a distância, sendo a maioria na rede privada de ensino. De 49.911 alunos em 2003, o número saltou para 1.153.572, dez anos depois. Desse total, 86% correspondia a instituições particulares de educação superior. Em 2014, segundo dados Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), o total de matriculados já ultrapassava a marca de 3,8 milhões.

Existem também os cursos livres de caráter profissionalizante ou complementares para a experiência curricular, eles se proliferam na web numa velocidade incrível, com vários site surgindo aqui e ali. É certo que muitos deles oferecem os cursos de forma gratuita, sendo necessário pagar apenas pelo certificado impresso, mas existem também os com que possuem planos de pagamento e aí é preciso muito cuidado para o que pensamos ser um investimento não se torne num amargo prejuízo.

Apesar de encontrarmos muitos cursos online bem interativos, com didática eficiente e compreensível, também nos deparamos com cursos virtuais que o máximo que tem a oferecer é apenas uma simples apostila PDF que facilmente é encontrada num busca rápida no Google. Ainda existem os golpes de cursos onde o conteúdo das videoaulas são apenas replicações plagiadas do Youtube, sem um conteúdo original.

Quem procura um curso de ensino a distância precisa estar atento para não perder tempo em dinheiro com sites que prometem muito mais não possuem uma metodologia eficiente que resultará num bom aprendizado.

Cabe ressaltar alguns detalhes que lhe ajudarão a escolher um bom curso, verifique se no site existe:

  • Um vídeo explicativo sobre a Escola Online
  • Se possui um Manual do Aluno
  • Se possui um Ambiente Virtual dividido por módulos
  • Se existem videoaulas em grande parte das lições
  • Se existe um canal para sanar dúvidas

É bom o aluno entender também que não basta estar fazendo um bom curso se o mesmo não é disciplinado nos estudos, não separando tempo e lugar apropriado para estudar. Em alguns casos nem é problema da escola quando não há um bom aproveitamento de um curso, já que muitos começam a estudar em casa sem entender que precisam levar isso a sério e ter foco.

Quem busca este tipo de curso já deve saber de antemão que não contará com os mesmos recursos de um curso presencial, exigindo bem mais dedicação, disciplina e perseverança por parte do aluno. Estudar por conta própria no conforto do seu lar pode parecer fácil a princípio, mas na verdade existe a necessidade de não se deixar levar por distrações e saber escolher o momento certo para ler os textos e ver as aulas em vídeo, além nunca deixar de fazer os exercícios.

Estudar em casa é assumir o papel de aluno e também de monitor de si mesmo, onde devemos nos vigiar e exigir resultados. Agindo assim estaremos obtendo um bom aproveitamento do curso online, tão quanto fosse feito numa escola presencial.

————-

Autor: Claudio A R Santos

Compartilhe nas Redes Sociais!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta